WaterProof Paper 2

May 30, 2007 • CarlosGrohmann

Bom, depois do TYVEK, vem agora a avaliação de outro “papel” à prova d’água: o ZECOM. Segundo a empresa que me enviou algumas amostras para apreciação (a empresa chama VIP, www.weatherwriter.com), o Zecom é um material artificial totalmente à prova d’água, projetado para ser usado em situações de extremo calor. Pode ser impresso em impressoras Laser, sem deformar, e até usado em offset. Realmente o material é bastante resistente, e fácil de escrever com lápis, mas… não é bom na hora de apagar. Vejam as imagems:

Então, esqueçam do Zecom. O que é uma coisa boa, porque esse trem é caro. Por exemplo, um pacote com 20 folhas brancas A4, custa quase 10 libras ! Sem contar a postagem. Nisso todo mundo fica se perguntando: E agora? O Tyvek não dá pra imprimir, o Rite in the Rain é um desgraça pra apagar, o Zecom também, então o que fazer? A resposta está na mesma espresa, que faz um outro tipo de “papel” à prova d’água, feito de polipropileno, que não pode ser usado em impressoras laser (vai derreter), mas que já vem em folhas A5, em branco, com pauta ou quadriculado. Recebi algumas folhas desse material também. Vamos aos resultados dos testes:

Primeiro a seco: dá pra escrever e apagar com lápis numa boa, mas é bom usar um grafite macio (o 2B foi bem, mas o 4B é o ideal).

Depois, com água. Também foi tudo tranquilo, escrever e apagar.

Em resumo: esse papel deles, de polipropileno, é muibo bom pra usar em mapeamento de cavernas ou trabalhos de campo onde haja muita água. O material não fica translúcido e dá pra escrever a apagar tranquilamente com lápis macio. Como é um material plástico, deve-se tomar o cuidado de usar uma pasta ou outro tipo de proteção, porque se ficar esfregando na pele, vai apagar (alguém já fez isso)… Também não pode ficar perto de chama, senão vai derreter (alguém também já fez isso)…

Alguns materiais interessantes dessa empresa:
Papel A5, pautado
Papel A5, quadriculado
Pranchetinha (binder) A5, capacidade de 100 folhas

E o preço?? Bom eu acho que é compatível com a Rite in the Rain. O pacote de 50 folhas do papel A5 custa 5,85 libras e a prancheta 5,99 libras (incluindo os impostos, o preço que aparece no site é menor, os impostos só são calculados quando é feito um pedido), o que dá uns 10-12 dólares, mais umas 5-6 libras de postagem. Eu vou comprar uma pra mim.