Palm T|X

May 30, 2007 • CarlosGrohmann

Depois de muito ponderar, relutar e tentar me convencer que não valia a pena, não consegui mais resistir e cedi à tentação tecno-consumista e comprei um PDA. Pra quem não sabe, PDA significa Personal Digital Assistant, também conhecido como Hendheld, computador de mão, ou simplesmente Palm, já que a primeira marca a ficar realmente famosa foi o PalmTop, da antiga Palm, que depois virou PalmSource, e agora foi vendida aos japoneses e passou a se chamar Palm One.

Pois então, comprei um Palm TX, que é um dos únicos [dois] modelos da Palm no mercado, e um dos poucos por aí que não usa Windows (desgraça) como sistema operacional. O bichinho não é lá muito barato, mesmo aqui na Inglaterra (na verdade os ingleses sofrem um pouco do que a gente sofre com produtos importados, aqui as coisas eletrônicas também são mais caras que na Hamburgerlândia).

O preço médio por aqui é de 200 libras (uns 400 dólares), mas achei um no eBay por menos de 130, incluindo postagem. Já que o PNC financeiro estava ligado no momento, aproveitei e comprei um cartão de memória SD+USB, a capinha metálica, e um livro de geologia, que não tem nada a ver com o palm.

Olha só:

Esse é o danado, na capinha metálica. Não dá pra ver muito bem, mas na tela é uma imagem do Google Maps, rodando via conexão WiFi. Na próxima imagem dá pra ver um pouco melhor:

Tá vendo? Esse carro vermelho é o carro da Mary, a dona da casa onde moro.

Por fim, multimídia. Apesar do TX já vir com um Pocket Tunes e um MediaPlayer dele (acho que é da Micro$$oft) (desgraça), os programinhas não dão conta do recado. O Pocket Tunes funciona, mas eu não consigo gostar do jeito dele funcionar, criando mil e uma playlists pra cada disco, etc. O MediaPlayer não consegue tocar a maioria dos filmes que tentei (desgraça). Então fazer o quê? Fuçar no google até achar alguma coisa melhor. Aí eu achei o Kinoma Player e o TCPMP (The Core Pocket Media Player) ambos muito bons. A imagem seguite é o TCPMP em modo tela cheia widescreen rodando um videozinho .avi (propaganda da Fedex):

O reflexo na tela aparece na foto, mas pra assistir vai de boa. Em suma: diversão garantida!