O que é um Invited Review?

Aug 23, 2020

Ultimamente recebemos no Brazilian Journal of Geology (BJGEO) alguns pedidos de autores interessados em enviar artigos de revisão, os “Invited Reviews”. Mas o que é esse tipo de artigo? Uma revisão bibliográfica de tese pode ser publicada dessa maneira? Vamos ver:

O BJGEO prevê, em seu escopo, a publicação de artigos de revisão. Esses artigos podem ser solicitados pelos editores, mas especialistas reconhecidos também podem enviar espontaneamente artigos de revisão em seu campo de especialização. Mas nesse caso os autores devem entrar em contato com os editores para verificar seu interesse antes de enviar o artigo. E o processo de revisão por pares dos artigos de revisão segue os procedimentos usuais da revista.

Os artigos de revisão devem cobrir temas que sejam de interesse mais do que local, com alcance internacional e dirigidos a um público amplo. Espera-se que os autores tenham atuação e experiência prévia no tema, de modo a oferecer seu conhecimento e revisão de artigos prévios de sua autoria nos artigos de revisão. Dessa forma, artigos baseados essencialmente em revisões bibliográficas não são aceitos.

Um pequeno número de artigos de revisão já foi solicitado pelos editores a especialistas do Brasil e do exterior. Considerando-se o volume atual de submissões de artigos regulares, a expectativa dos editores é a de publicar até dois ou excepcionalmente três artigos de revisão por ano.


post by Carlos H. Grohmann