AGU Fall Meeting - first update

Dec 13, 2010 • CarlosGrohmann

[EN] First updates on AGU 2010 Fall Meeting, in San Francisco, CA. This is for sure the biggest meeting I’ve been. A bazillion people, thousands of posters per day, tens of interesting talks. It’s hard to decide what to attend.

[PT-BR] Buenas, finalmente cheguei em San Francisco. Depois de quase 17 horas de viagem, passando por Washington Dulles, onde o mau tempo atrasou um pouco o voo para SFO. Apesar do inverno, por aqui não chove, mas está nublado e faz uns 12 graus. Parece até inverno paulistano. O congresso é realmente gigante. Espera-se quase 19.000 pessoas (!), mais de 16.500 abstracts. São milhares de posters por dia, e dezenas de palestras. Fica bem difícil escolher o que assistir.

A “festa” de abertura foi algo bem interessante. Não é bem uma festa como teríamos em um congresso brasileiro de geologia, por exemplo. É um “ice breaker”. Imagine um salão beeem amplo, com umas 2000 pessoas, todas muito civilizadas. Há três ou quatro mesas com refrigerante e sucos, e mais umas três ou quatro ilhas de chopp. Não há confusão, nem filas. Tem horas em que as ilhas de chopp ficam vazias (!). Quase igual no Brasil, onde haveria bandos se debatendo por um copo. Quando chega a hora de acabar (19:00), simplesmente fecham-se as torneiras do chopp, os funcionários avisam que acabou e pronto. Todos vão embora tranquilamente. Outro mundo.

Assim que eu lembrar de trazer o adaptador do cartão de memória da máquina, posto algumas fotos. Um ponto alto da festa: encontrei uma amiga que não não via há um bom tempo. Anelize, formada na UFPR hoje faz doutorado na ETHZ (Zurique).

[Edit] Agora sim, algumas fotos:


Entrada da área de inscrições


Muita gente na festa de abertura


Ilha de chopp sem fila! Olha que gente civilizada