Paris

Nov 27, 2007 • CarlosGrohmann

Tá, tá, tá. Eu sei. Este post está atrasado mesmo.

No meu último final de semana no Velho Mundo antes de voltar à Patria Amada Idolatrada Salve Salve, resolvi ir a Paris. Sempre que eu conto isso pra alguém, vem logo a pergunta “você foi de trem, né? pelo Eurotúnel?” Quando eu digo que não, já viu.. “como não????? mas é tão barato andar de trem na Europa!!!!” É.. sim e não.

Vejam bem, se você comprar a passagem com dois ou três MESES de antecedência, tudo é barato. Dá pra ir Londres-Paris e voltar por pouco menos de £50. Mas se você é meio como eu, que não tem a incrível capacidade de programar uma viagem dessas meses antes, só resta buscar meios alternativos. No meu caso resolvi ir de ônibus. Tem uma empresa que faz uma viagem por dia, sai de Londres (ou Paris) às 23:00 e chega em Paris (ou Londres) por volta das 06:00, via porto de Dover, porto de Calais, e canal da Mancha de ferryboat. Se você marcar com um mês de antecedência, a viagem de ida e volta sai por £20, se deixar pra última semana, sai por £34.

http://www.eurobusexpress.co.uk/en_,index.php

Parece tudo muito bom, mas fique avisado: a viagem em si é uma desgraça. O ônibus é apertado, sempre vai lotado (alguém falou em farofa e criança chorando??), atrasa.. mas chega. Sai da estação de ônibus Victoria em Londres e chega em Paris do lado da Gare de L’Est. Na volta, o ônibus sai da rua AO LADO da Gare de L’Est, fique esperto. Bom, depois de chegar, o esquema foi comprar um ticket de turista, que te dá direito a usar o metrô+ônibus, sem limite de viagens, por um, ou mais dias. O metrô de Paris funciona bem, e é quase tão complicado quanto o de Londres.

Como estou com preguiça, não vou ficar enrolando aqui e contando todas as peripércias e impressões parisienses, vou só colocar umas fotos.


cuidado aí!


úia!


40 minutinhos de fila…


pro alto, e avante!


Le Louvre


Olha essa mina, dando uma de João sem braço…


Olha lá!


Você acham que eles iam deixar o povo filmar e fotografar assim se fosse o quadro original? Isso aí pra mim é xerox colorido!


Olha o tamanho da tumba do Napoleão. Dexe caber uns 15 do baixinho aí dentro (sem os narizes, claro).


Fim de tarde..