E como coloca isso no Lattes, Bátima?

Jan 24, 2014 • CarlosGrohmann

Ah, o Lattes. Mais cedo ou mais tarde, todos aqueles que optam pelos caminhos acadêmicos descobrem a importância de manter um currículo Lattes atualizado.

E não é pra menos, afinal o danado serve pra tudo. Vai pedir bolsa? Lattes. Vai prestar concurso? Lattes. Vai pedir projeto de pesquisa? Lattes. Recebeu um artigo pra relatar? Puxa a capivara o Lattes do(a) autor(a) pra conferir as outras publicações. E por aí vai. Um amigo meu chama o Lattes de “Facebook da Ciência” que mané ResearchGate que nada, o negócio é o bom e velho Lattes.

A necessidade de manter o Lattes atualizado pode gerar uma certa paranóia nas pessoas. Qualquer coisinha e já corre na internê pra inserir as informações no sistema. Mas às vezes fica difícil, porque nem sempre a gente sabe onde colocar uma informação no Lattes. Por exemplo:

 Atuação como editor convidado de um volume especial de um periódico

E aí, Bátima? Coloca isso como no Lattes?

Diversas pessoas que conheço colocaram essa informação como Organização de Livro, mas com as atualizações do sistema, não dá pra inserir um livro sem o número do ISBN, que obviamente você não vai ter (você vai ter o ISSN, mas não adianta).


E agora?

Mais uma: Base de dados publicada na Internet Isso é algo que está crescendo muito. Você publica sua base de dados, com DOI e tudo. Muita gente usa o figshare pra isso. No meu caso eu publiquei dados de LiDAR (Light Detection and Ranging, também conhecido como altimetria a laser) no OpenTopography (link direto para os dados aqui). E como colocar isso no Lattes?? Mistério. Já tentei perguntar ao CNPq, mas sem sucesso.

Enquanto isso, o Lattes fica incompleto. E você? Tem alguma informação que você não consegue inserir no Lattes? Deixe nos comentários.  

E lembre-se de não passar sua senha do Lattes pra ninguém.


Ui, eu vou mexer no Lattes do Bátima! Eu vou! Vou apagar todos os artigos!

Comments

Iuri: oi aprovação em concurso publico entra no lattes? se sim onde;como?

Carlos Grohmann: Olá Iuri. Boa pergunta! Eu já vi esse tipo de informação em alguns Lattes em “Prêmios e Títulos”, apesar de que eu não ache que seja o lugar ideal. O certo seria uma opção específica para isso. Outra opção pode ser em “Atuação Profissional”. Abraços

Camila: Já vi pessoas colocando em “Outras informações relevantes”, em “Dados gerais”, mas também não acho que seja um local adequado, pois no currículo em si isto aparece lááá em baixo, como último item. Abraços,

Evandro: Essa é uma dúvida que eu também carrego, mas colocar em atuação profissional deveria ser apenas aquilo que vc realmente atuou. Por exemplo, nada impede que eu preste concurso pra professor da rede básica de ensino mesmo sem ser profissional da área, porém, mesmo que eu seja aprovado não posso atuar na área, mas posso colocar no Lattes que fui aprovado em tal concurso, no entanto, isso não é uma atuação profissional e por isso não deve constar no lattes como tal.